Translate

domingo, 15 de novembro de 2015

Aprende a usar: Base


A base é indispensável para qualquer maquilhagem bem-feita. Com ela, cobres com perfeição manchas, espinhas e olheiras. Além de uniformizar a pele e deixar a aparência mais agradável, a base serve para fixar melhor a maquiagem.



Se bem escolhida, o resultado de uma base bem aplicada será surpreendente: pele lisinha, sem manchas e totalmente uniforme mas toma cuidado: Uma Base mal aplicada pode deixar o rosto marcado e envelhecido, quando o que se quer é rejuvenescer. Além de escolher o produto certo, precisas saber como aplicá-lo para não ficar com a pele escura demais. Para isso, escolhe um tom parecido com a cor da tua pele.
É importante não te esqueceres de passar base no pescoço, no colo e nas orelhas. Inclusive na nuca se ela for aparecer.

1º passo: Os tipos de base

Bastão: Também conhecida como Stick, tem textura mais densa e por isso cobre marcas de expressão e pequenas manchas. Algumas servem para todos os tipos de pele, Outras são Oleosas demais, por isso não devem ser aplicadas em quem tem rosto misto.
Como Aplicar: Com o próprio bastão fazer traços curtos pela face. Espalhar suavemente com um pincel ou esponja.

Líquida: Boa para pele normal, oleosa, ou mista (Quando Oil Free). Espalha bem, tem textura fina e oferece cobertura leve e natural, por isso não é recomendada para quem tem muitas imperfeições, como Olheiras profundas, manchas e Espinhas.
Como Aplicar: Colocar uma boa quantidade na ponta dos dedos e aplicar em gotas, sobre as bochechas, queixo, nariz e testa. Espalhar suavemente com uma esponja ou um pincel por todo o rosto e pelo pescoço.

Cremosa: Indicada para peles Secas e Normais. Em mistas e Oleosas pode causar espinhas. Espalha bem e oferece cobertura Uniforme. Disfarça manchas e linhas de expressão.
Como Aplicar: Aplicar pequena quantidade sobre as maçãs do rosto, queixo, nariz e testa. E com as pontas dos dedos espalhar suavemente. Com uma esponja ou um pincel espalhar para uniformizar o tom.

Base Compacta ou Duo Base: Boa para peles Normais, Oleosas e Mistas. Tem dupla função: Combina a cobertura da base com a textura aveludada do pó. Pode acentuar rugas ou linhas de expressão em mulheres mais velhas.
Como Aplicar: Umedecer uma esponja com um pouco de água. Passar no produto e aplicar uniformemente sobre o rosto e pescoço.

Translúcida: Deve ser reservada para peles perfeitas, sem marcas e manchas, pois não tem cor e oferece cobertura suave.

Pancake: De textura espessa, este tipo de base é ótima para camuflar peles bastante manchadas. Compra uma pancake com silicone na sua composição, pois ela não tapa os poros, evitando problemas como o aparecimento de cravos e espinhas.
Como Aplicar: É uma pasta dura, deve ser aplicado com uma esponja umedecida dando leves batidinhas no rosto.

Base em Pó: A base em pó é pouco conhecida, tem cobertura tradicional de base em forma de pó. Mais facilmente encontrada nas linhas de maquiagem mineral. Oferece inumeros benefícios por não conter conservantes.
Como Aplicar: Após remover o excesso do pincel, espalhe o pó pelas cerdas pressionando-o levemente sobre o lado interno da tampa com movimentos circulares. Aplique no rosto começando no centro da face e espalhando de dentro para fora em direção a linha do cabelo. Para obter uma cobertura leve e natural, basta aplicar uma fina camada sobre a pele.

2º passo: Os tipos de pele
Pele seca: As bases em bastão, pois elas proporcionam uma cobertura mais forte. Evita as cremosas, pois elas podem dar uma aparência de pele rachada.

Pele oleosa: Deixe de lado as bases compactas e as cremosas. O importante é optar por uma base do tipo “oil free”, que é leve e possui uma estrutura química não gordurosa, para não entupir os poros. Dá preferência ao pancake ou escolhe uma base líquida de efeito mate, para disfarçar o brilho da pele por mais tempo.

Pele normal ou mista: Escolhe as bases líquidas ou compactas, ainda que a duração desta última seja sempre menor, se comparada às outras.

3º passo: O teste da cor

– Na loja de cosméticos, testa vários produtos.

– A cor do produto deve coincidir com a cor da tua pele nessa área. Verifica bem o resultado, porque não pode haver diferença entre a cor do rosto e a do pescoço.

– Não testes o produto na mão: a cor dessa região é sempre muito diferente da tonalidade da face.

– O melhor local para ver se a cor ficou boa é a lateral do rosto. Passa a base abaixo das maçãs, bem próxima à linha do queixo.

Dicas para uma aplicação uniforme

– Limpa bem e hidrata a pele para começar.

– Passa o corretor no tom da tua pele, abaixo dos olhos e nos pontos que necessitam de correção.

– Espalha pequenos pingos de base por todo o rosto, colo, orelhas e pescoço. Se fores usar uma blusa tomara-que-caia ou decotada, passa-a também na nuca.

– Espalha a base com uma esponja ou um pincel umedecido, em movimentos circulares, até obteres um resultado homogêneo.

– Se exageras-te, com um lenço de papel no rosto e retira o excesso.

– Para disfarçar a linha divisória no contorno da mandíbula, umedeçe as pontas dos dedos e espalha bem a maquilhagem nessa linha, até que o contraste de tons desapareça.

DICA: Cuida bem da tua base! Como é usada em pequenas quantidades, o produto costuma durar bastante. Evita deixar a tua base exposta ao sol para não amolecer, perder a textura e estragar mais rápido. Por falar nisso, não te esqueças do prazo de validade. Depois de um ano, geralmente já é hora de a pores no lixo e comprar uma nova.


© Uma Chávena De Amor. Design by Fearne.