Translate

terça-feira, 28 de junho de 2016

CHÁS QUE AJUDAM NA PERDA DE PESO

Olá minhas queridas, finalmente estou de volta, desculpem ter estado ausente mas precisava de me afastar um pouco pois estava com demasiadas dificuldades de concentração, e depois estive doente. Mas finalmente posso voltar para o meu cantinho que gosto tanto.
Bom o post que vos trago hoje é sobre 7 tipos de chás que vos iram ajudar a perder peso.
Espero que vos seja útil.


7 Tipos de chá que ajudam na perda de peso

Eles estimulam maior queima de calorias e ajudam na perda de gorduras.
Um chá quentinho é óptima opção para aquecer o corpo e alguns deles ainda podem ajudar-vos a emagrecer! Saibam quais são esses chás, entendam os seus benefícios, como prepará-los e a melhor forma de consumir.

CHÁ DE ERVA MATE


O chá-mate é produzido a partir da erva-mate tostada. Ele possui as metilxantinas (cafeína e teobromina) na sua composição. Essas substâncias conferem ao chá o efeito termogênico, que acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico em repouso. Esse mecanismo aumenta a queima de gordura, por isso este chá ajuda no emagrecimento. Além disso, a cafeína estimula a lipólise ao inibir uma enzima chamada fosfodiesterase. A lipólise consiste em utilizar as células de gordura do nosso corpo para gerar combustível durante os momentos em que o corpo necessita de uma energia extra. O chá-mate ainda possui acção diurética, é bom para diabéticos, contribui para a saúde do coração e do cérebro, tem ação antioxidante e melhora a digestão. A quantidade recomendada de chá-mate é de cerca de um litro por dia no qual é utilizado 20 gramas das folhas de erva-mate ou entre 15 e 20 saquinhos de chá. É interessante dividir a bebida em porções de 330 ml e tomá-las durante ou antes das principais refeições, pequeno-almoço, almoço e jantar. Sendo que o melhor é ingerir antes das principais refeições. Desta forma, as propriedades que diminuem a absorção de colesterol já estarão a postos no momento em que os alimentos chegarem e assim evitarão a absorção de colesterol no intestino delgado. O chá-mate é preparado deixando as folhas em infusão com a água quente a cerca de 80 graus. Assim que a chaleira começar a "assobiar", deixem as folhas em infusão por cinco minutos.


CHÁ VERDE


O chá verde possui forte ação termogênica. Isto ocorre por dois motivos. Primeiro, a bebida conta com cafeína na sua composição que tem efeito estimulante e contribui para a queima mais intensa de calorias, especialmente de gorduras. Além disso, o chá verde possui polifenóis que inibem a ação de uma enzima chamada catecol-O metiltransferase microssomal hepática. Quando a ação desta enzima é impedida a termogênese aumenta. O chá verde ainda age na composição de gorduras no corpo. Estudo apontam que uma das catequinas mais presentes no chá verde, a epigalocatequina galato, estimula diversas enzimas que controlam o metabolismo das gorduras e até incentivam a quebra delas. Assim, as gorduras são melhores utilizadas pelo nosso organismo e não ficam paradas no tecido adiposo. O chá verde também proporciona saciedade. Pesquisas indicam que as catequinas interagem com os receptores da leptina, hormônio relacionado à sensação de saciedade do nosso organismo. Ou seja, o consumo do chá nas quantidades recomendadas evita que você coma mais do que o necessário para seu organismo. A orientação é não ultrapassar os 600 ml de chá verde por dia. O chá verde pode ser encontrado em pó, saquinhos e até mesmo cápsulas. Mas nenhuma dessas versões preserva os nutrientes originais e mais importantes do chá como as folhas da erva, que deve ser preparada em forma de infusão. Ao fazer a infusão é muito importante não deixar a água ferver. Metem a água a ferver e esperam formar as primeiras bolhas. Então, acrescentam duas colheres de sopa das folhas da erva na água, desligam o fogão e deixam por cinco a dez minutos, abafando. Para reduzir o efeito estimulante, experimentem descartar esta primeira água e então repetir o processo. Depois de pronto, deve ser conservado num recipiente de vidro no frigorífico ou numa garrafa térmica, e as suas propriedades permaneceram intactas por apenas 24 horas. 

CHÁ PRETO


O chá preto, assim como o verde e o branco, é elaborado a partir da planta Camellia sinesis. A diferença entre eles é a fase em que a planta [e colhida e a maneira como são preparados. Portanto, estes chás contam com nutrientes. A diferença entre o chá verde e o preto é que este último conta com maior quantidade de cafeína. Por isso, o chá preto também é o que possui maior ação termogênica. Este benefício ocorre da mesma forma que o chá verde. Ou seja, a bebida ajuda na perda de peso por conter cafeína e polifenóis. Isto porque a cafeína acelera o metabolismo e queima  as gorduras. Enquanto as catequinas, tipos de polifenóis, reduzem o apetite e também diminuem as gorduras. O chá preto também irá inibir as enzimas que atrapalham a termogênese. O consumo de chá preto deve ser associado à uma alimentação equilibrada e recomenda-se a ingerir até três chávenas com cerca de 300 ml cada uma. Para cada um litro de água são necessárias duas colheres de sopa da erva. Coloquem a água a aquecer e assim que começar a ferver apagam o fogo. Acrescentem a erva e abafem por dois ou três minutos. Depois, coam e bebem-no. O chá pode ser consumido quente ou frio, nos intervalos das refeições. Evitem ingerir durante as refeições, pois os taninos presentes irão atrapalhar a absorção de algumas substâncias, especialmente o ferro e aminoácidos. Não bebam o chá preto durante a noite porque a cafeína presente na bebida pode dificultar o sono. Quem tem insónias deve beber a última chávena até às 17:00.

CHÁ BRANCO


Os mecanismos que fazem o chá branco ter ação termogênica são os mesmos dos chás preto e verde. Com a diferença de que a termogênese no chá branco é menor porque entre os três chás ele é o que possui menor quantidade de cafeína. Ao invés disso, o chá branco conta com alta concentração de antioxidantes. Por isso, o chá branco ajuda a prevenir o cancro, protege o cérebro e a visão. A quantidade recomendada deste chá pode variar entre duas e três chávenas por dia. Para preparar uma porção utilizem cerca de três gramas das folhas secas para 300 ml de água. Aqueçam a água até um pouco antes da fervura, cerca de 80º, depois desligam o fogo e coloquem as folhas dentro. Deixem descansar por cinco minutos, coem e consumam. É difícil encontrar a folha à granel, mas as versões industrializadas da bebida também são saudáveis e podem ser ingeridas seguindo as instruções do fabricante.

CHÁ DE HIBISCO



O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, que não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins. Esta bebida evita o acúmulo de gordura. Uma pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia concluiu que o chá de hibisco é capaz de reduzir a adipogênese. Este processo consiste na maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros capazes de acumular gordura no corpo. Ao diminuir este processo, o chá de hibisco contribui para que menos gordura fique acumulada na região do abdômen e nos quadris. Ainda não está claro qual é a substância presente na bebida que é responsável pelo benefício. Porém, acredita-se que a ação antioxidante dos flavonoides antocianina e quercetina contribuem para reduzir o depósito de gordura. Além disso, o chá de hibisco possui ação diurética, controla o colesterol, a pressão arterial e é aliado do cérebro. A orientação é consumir um copo de 200 ml de chá de hibisco. Para cada copo deve ser utilizado de 4 a 6 gramas da flor seca, equivalente a uma colher de chá, ou dois a três pacotinhos de chá. Caso utilizem a flor a granel, procurem aquecê-la o mínimo possível para não perder as propriedades. Separem 200 ml de água, deixem ferver e após isso adicionem de 4 a 6 gramas, equivalente a uma colher de chá, da flor seca. Mantenham a bebida por três minutos no fogo e após isso ela pode ser consumida. 

CHÁ DE CANELA


A canela é um alimento termogênico e o seu chá também é. Assim, esta bebida é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Além disso, a especiaria tem ação anti-inflamatória o que faz com que o seu consumo seja interessante para pessoas com obesidade, já que esses indivíduos possuem um quadro de inflamação crónica. O chá de canela e a canela em si não são orientados para gestantes pois eles aumentam o risco de aborto espontâneo. Boa parte das pesquisas realizadas com canela foram com uma quantidade que variou entre 1 e 6 gramas, o equivalente a meia ou até uma colher de chá, ao dia. Como estes valores mudam muito, é interessante consultar um médico ou nutricionista sobre a melhor porção do alimento para cada pessoa. Os chás de canela costumam ser preparados com a canela em pau. 

CHÁ DE GENGIBRE


Tanto o gengibre quanto o seu chá contam com substâncias termogênicas que tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e elevando a queima de gordura. É interessante fazer a infusão de pedaços de gengibre frescos. O chá de gengibre ainda ajuda no tratamento de gripes, tosses e resfriados. Ele também hidrata o corpo e ajuda a eliminar toxinas, o que irá contribuir ainda mais para o emagrecimento. O preparo do chá de gengibre consiste em deixar raízes, cascas ou talos de molho por cerca de 30 minutos e, após esse período, acrescentar água e levar o gengibre ao fogo por mais de 30 minutos.


E então meninas o que me dizem deste post, confesso-vos que sou uma grande amante de chás e já os experimentei a todos :) ele realmente ajudam bastante.
Deixem-me a vossa opinião aqui em baixo.
Beijinhos



© Uma Chávena De Amor. Design by Fearne.