Translate

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

A Maneira Certa De Lavar Cada Tipo De Tecido!

Olá meninas tudo bem com vocês? Por aqui está tudo bem. 
O post que vos trago hoje será para vos dar a conhecer como tem de ser lavado cada tipo de tecido. Algumas de nós já sabemos mas há muitas que não então mãos à obra!

(imagem meramente ilustrativa)

Ficam atrapalhadas na altura de lavar a roupa da família, então sigam estas dicas.

1. Calças de Ganga e Sarja:
Para peças com detalhes de bordados e pedrarias, o ideal é lavar à mão e secar ao ar. Não deites sabão em pó sobre as calças de sarja coloridas porque o branqueador desbota e mancha, comprometendo a cor. Lava separadamente as de ganga porque desbotam.

2. Meias de Nylon
Mistura 2 copos de água com 2 colheres (sopa) de vinagre e lava as meias. Enxagua numa solução feita com 2 copos de água e 1 colher (café) de sal. Não torças, pressiona numa toalha felpuda. Deixa secar.

3. Malhas de Lã
Num balde grande cheio de água morna dissolve 1 colher de sopa de sabão em pó, e 1 colher de sopa de amoníaco. Mistura bem até formar espuma. Deixa a roupa de molho por 2 horas, depois enxagua sem torcer. Deixa escorrer e seca num cabide para não deformarem.

4. Blusas e Vestidos de Seda
As sedas naturais ou artificiais devem ser limpas com todo o cuidado. Se forem coloridas é preciso primeiro reparar se as cores então firmes. Para isso molha uma extremidade do tecido apertando-o bem várias vezes dentro da água. Se deitar tinta significa que a roupa não pode ficar de molho. Ela deve ser ensaboada e enxaguada depressa para não ficar manchada. Da última vez que enxaguares, acrescenta um pouco de vinagre e seca à sombra. Se a cor não desbotar acrescenta à ultima água 1 a 2 colheres de chá de açúcar para manter o tom "vivo" 

5. Lingerie
Lava sempre à mão com sabão neutro e água fria. Evita que as peças amarelem mergulhando-as numa solução de 2 copos de água e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Seca à sombra. Se preferires lavá-la na máquina, usa um saco de rede próprio.

6. Camisas
Primeiro esfrega um pouco de sabão em barra para tirar as marcas de suor dos punhos e do colarinho. Depois mergulha apenas a gola numa solução feita com 1 colher de sopa de amoníaco e 2 copos de água morna. Deixa agir por 30 minutos, depois enxagua bem com água morna e lava normalmente ou de acordo com as especificações das etiquetas. Dica: Quando estiver calor antes de vestires uma camisa, aplica um pouco de talco por dentro do colarinho e dos punhos para que o suor não manche essas áreas.

7. Roupas de Algodão Delicadas
Molha a roupa e coloca-a numa solução de 1 litro de água com 1 tampa de anil líquido, 3 colheres de sopa de álcool, 1 colher de sopa de amoníaco, e 1 colhe de chá de bicarbonato de sódio. Deixa de molho durante 4 horas. Outra opção é deixar ferver as peças, adicionar sumo de limão nessa altura e lavar.  Dica: Não deixes as peças secarem totalmente pois será difícil passá-las. Passa-as ainda húmidas e volta a pô-las ao sol para que terminem de secar. É mais produtivo.

E então meninas já conheciam algumas destas maneiras de lavar cada tipo de tecido?
Deixem-me as vossas opiniões aqui em baixo. 
Até ao próximo post.
© Uma Chávena De Amor. Design by Fearne.