Translate

domingo, 23 de outubro de 2016

ABACATE O TEU ALIADO NA SAÚDE E NA BELEZA!

Olá meninas...

O post que vos trago hoje, é para vos ensinar algumas dicas para usar tanto na saúde como na beleza utilizando o abacate. Sabiam que o abacate tem uma textura rica e cremosa que pode fazer maravilhas pela vossa saúde e beleza? Pois é os seus óleos naturais e um elevado teor de vitaminas tornam-no no alimento certo para consumir diariamente. O abacate não é um fruto que agrade por si só, mas quando misturado com outros alimentos e temperos torna-se numa delicia, que pode ser consumida em diferentes alturas do dia. Pode ser adicionado a saladas, entradas, molhos ou ao natural, com açúcar e limão. Possui entre os frutos um dos mais elevados teores de proteínas e vitamina A, mas também é rico em calorias. Deve ser consumido maduro e para saber se está no ponto, basta fazer uma ligeira pressão com os dedos. A qualidade de casca fina cede logo, os de casca mais grossa oferecem um pouco mais de resistência. Para durarem mais tempo devem ser guardados em lugares frescos e arejados. Ao cortar tentem tirar rente à casca. Cortem o fruto ao meio e separem uma das metades. Com uma faca cortem em quartos e descasquem como se fosse uma banana para não ir mais fundo na pele onde residem os maiores nutrientes. Depois de descasca-dos consumam-nos de imediato porque a polpa fica oxidada e escurece em contacto com o ar. Para evitá-lo passem um pouco de limão na superfície. Se necessitarem apenas de uma metade do abacate, deixem a restante no caroço.



Abacate Aliado Na Beleza:
È um dos frutos mais usados na cosmética pelo rico teor de óleos naturais que podem ser usados em inúmeros produtos tanto para o rosto e corpo como para os cabelos. Com mais de 30% de gordura, tem muitas aplicações cosméticas havendo inúmeras marcas que exploram as potencialidades deste fruto "milagroso" especialmente no que toca a hidratação. 

Rosto:
Tanto pela polpa como pelo caroço, o abacate é um poderoso hidratante para o rosto e a pele. É muito usado em máscaras com ingredientes naturais pois contém muita vitamina E, um antioxidante e vitamina C, que ajuda a retardar o envelhecimento das células. Usem a seguinte receita e façam uma máscara natural que pode aplicar nas mãos e rosto: Juntem dias colheres de sopa da polpa do abacate e uma colher de sopa de mel e batam todos os ingredientes no liquidificador ou na bimby. Apliquem na pele limpa e deixem por 15 minutos. Retirem com água tépida. Se quiserem atenuar olhos inchados e olheiras podem cortar duas rodelas de abacate em forma de meia lua e colocar sob cada olho deixando actuar por 20 minutos.

Cabelo:
O poder de hidratação estende-se aos cabelos. Ao aplicar abacate nos fios a sua gordura e vitaminas ajudam a recuperar a hidratação e o brilho nutrindo em profundidade. Usem a seguinte receita: Juntem meio abacate a uma colher de sopa de óleo de amêndoas doces e um iogurte natural. Misturem tudo no liquidificador e apliquem em todo o comprimento do cabelo. Envolvam num papel de alumínio e deixem repousar por 20 minutos. Retirem bem o produto com água abundante.

Uma ajuda para emagrecer:
Por ser rico em fibras, o abacate dá a sensação de estômago cheio, o que é útil no controle de apetite para uma rápida sensação de saciedade. Devem ter cuidado ao incluí-lo num regime de emagrecimento por possuir muita gordura, cerca de 162 calorias por 100 gramas. O fruto é também benéfico para regular o trânsito intestinal e curar as perturbações digestivas e prisão de ventre. Usem-no para enriquecer saladas e smoothies. Se estão a realizar um plano de manutenção de peso, limitem o consumo desde fruto a uma colher de sopa diária ou duas colheres de sopa diárias se o vosso objectivo é tonificar ou aumentar a massa muscular, sempre associado a um plano alimentar e de exercício adequado.

Propriedades Únicas:
É rico em 20 tipos diferentes de vitaminas e minerais. A polpa tem, entre outras, vitaminas A, B 1, B 2, E, açúcar, fitoesterol, lecitina, tanino, e ácido aleico e linoleico.
Contém ferro, magnésio, cálcio, e fósforo.
É um poderoso antioxidante.
Melhora a circulação sanguínea.
Ajuda a controlar o mau colesterol.
Fortalece o sistema imunitário. 
Ajuda  combater a osteoporose.
Útil na prevenção de alguns tipos de tumores.
Acredita-se que até tem poderes afrodisíacos.

E então meninas o que me têm a dizer, sobre o que escrevi à cerca do abacate?
Já experimentaram algumas destas receitas?
Deixem-me a vossa opinião aqui em baixo.
© Uma Chávena De Amor. Design by Fearne.